O filósofo Renato Figueiredo

O filósofo Renato Figueiredo, autor de diversos artigos publicados na imprensa nacional e regional, deixou-nos, para além de uma imensa saudade, algumas obras pedagógicas, das quais deixo aqui a capa do manual “Breves Noções da História da Literatura”, exemplar rebuscado na sua biblioteca.
Desta figura – que uns recordam como o Director da Biblioteca de S. João da Madeira, outros como uma pessoa histórica da Oliva, outros em outras tantas obras e lugares que ocupou – recordo-me dos poucos momentos que com ele passei, a maioria das vezes a jantar, lugar privilegiado pelo Renato Figueiredo e não menos por mim, onde nas conversas saltava a história da sua vida que muito se confundia com a história cultural e política da sua época.
Um exemplo da sua obra foi o imenso património que ele nos deixou na área da publicidade, nela tendo participado os maiores fotógrafos, poetas, músicos, pintores, … da época das Máquinas de Costura Oliva.

One response to “O filósofo Renato Figueiredo

  1. Este é um blog muito dinâmico: surpreende-nos sempre pelos posts do administrador assim como com o aspecto, que muda com uma frequência…que não permite o cansaço visual dos visitantes.
    Parabéns, administrador! Gosto deste “look”!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s