Descendência de Gonçalo Lopes

O presente desenvolvimento do prometido na anterior publicação, com o nome de ”Os Motas”  tem obrigatoriamente de ser acompanhado do excelente trabalho intitulado “A Torre de Cesar Descendência de Sebastião Lopes Godinho, Senhor da Honra de Cesar e de Gaiate”, da autoria de Arlindo da Silva Pinho Martins e de Luís Miguel da Silva Pinho, edição do “Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto”, com prefácio de Fernando Pinto do Amaral, e introdução de M. Antonino Fernandes. Esta obra é de leitura obrigatória para quem deseja estudar a descendência de Sebastião Lopes Godinho.

Aqui iremos mencionar a descendência de Gonçalo Lopes, pai de Sebastião Lopes Godinho até ao seu pentaneto Marcelino de Almeida, que apesar de ter falecido solteiro, deixou descendência que aqui desenvolvemos até Silvino Soares.

Passamos a transcrever, da supra referida obra, o seguinte destaque introdutório: 

“Importa salientar, à guisa de conclusão:

1- A quinta da Torre de Cesar foi a sede de uma honra medieval;

2- O casal de Gaiate, de acordo com as inquirições de 1288, detinha alguns privilégios, mas nunca aparece designado por honra; entre 1353 e 1441 encontra-se documentado o pagamento de direitos ao Mosteiro de S. Pedro de Pedroso.

3- Sebastião Lopes Godinho foi senhor da honra de Cesar e do casal de Gaiate, daí intitular-se senhor de Cesar e de Gaiate;

4- Eva Machada e seu marido Gaspar Leitão Coelho receberam de herança o casal de Gaiate, onde foram residentes e vieram a falecer, respectivamente a 28-9-1613 e a 21-11-1598, como consta dos paroquiais de Milheirós de Poiares;

5- O casal de Gaiate foi vendido por Sebastião de Carvalho e Melo, a 20 de Setembro de 1674, a António de Magalhães de Meneses, Morg. do Covo, transitando com o negócio o tratamento de senhores do casal de Gaiate, e não qualquer outro;

6- A quinta da Torre, bem como a dignidade de senhores de Cesar, continuou na descendência de Sebastião Lopes Godinho, tendo-lhe sucedido sua neta, Maria Pereira Godinho.”

…ooOoo…

I –  Gonçalo Lopes e Filipa Mendes nasceram por volta de 1478, em Cesar, Oliveira de Azeméis,  senhores da quinta da Torre de Cesar. 

Tiveram os seguintes filhos:

1(II) Sebastião Lopes Godinho, que segue:  

2(II) Joana Lopes.

3(II) Lucrécia Lopes.

4(II) Padre João Álvares Godinho.

II – Sebastião Lopes Godinho, nasceu por volta de 1498 em Cesar, Oliveira de Azeméis. Segundo informação de M. Antonino Fernandes, matriculou-se em Ordens Menores, a 6 de abril de 1527, na Sé de Braga. Fidalgo da Casa Real, padroeira da igreja de Cesar e Senhor da Honra de Cesar e de Gaiate; faleceu a 2 de janeiro de 1590 em Cesar, Oliveira de Azeméis.

Casou a primeira vez com Maria Sardinha de Noronha, filha de D. Sancho de Noronha e de Maria Sardinha da Cunha. Casou pela segunda vez com Joana Fogaça. 

Filhos de Sebastião Lopes Godinho e de Maria Sardinha de Noronha:

1(III) Pero Lopes Godinho, que segue.

Filhos de Sebastião Lopes Godinho e Joana Fogaça:

2(III) Gonçalo Lopes Godinho.

3(III) Eva Machada, antepassada de Sebastião José de Carvalho e Melo, 1.º Marquês de Pombal e Conde de Oeiras.

4(III) Ana Godinho, morreu a 25 de dezembro de 1616, no lugar do Outeiro, Cesar, Oliveira de Azeméis.

5(III) Maria Godinho.

6(III) Filipa Mendes.

7(III) Isabel Godinho,  morreu a 7 de março de 1618, na Quinta da Torre, Cesar, Oliveira de Azeméis.

8(III) Antónia Mendes de Vasconcelos, morreu a 7 de janeiro de 1611, em Cesar, Oliveira de Azeméis.

9(III) Genebra Machado.

III –  Pero Lopes Godinho, nasceu na quinta da Torre, fidalgo e companheiro do Rei D. Sebastião, como sargento-mor, célebre capitão dos aventureiros, na batalha de Alcácer-Quibir, ocorrida a 4 de agosto de 1578, em Marrocos, na qual faleceu.  Casou com Márcia de Pinho, a qual faleceu a 18 de março de 1594, em Cesar, Oliveira de Azeméis.

Filhos de Pero Lopes Godinho e de Márcia de Pinho:

1(IV) Gaspar Fernandes de Pinho , que segue.

2(IV) Diogo de Pinho, morreu a 25 de novembro de 1615, em Outeiro, Cesar, Oliveira de Azeméis. 

3(IV) Inês de Pinho. 

4(IV) Madalena de Pinho.

5(IV) Isabel de Pinho.

IV – Gaspar Fernandes de Pinho, nasceu no lugar do Outeiro, Cesar, Oliveira de Azeméis. Casou com Isabel Fernandes, natural de Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira.

Filhos de Gaspar Fernandes de Pinho e de Isabel Fernandes:

1(V) Manuel de Pinho Godinho Homem , que segue.

2(V) Isabel Fernandes, morreu a 1 de novembro de 1638, em Macieira de Sarnes, Oliveira de Azeméis.

3(V) Maria de Pinho.

V – Manuel de Pinho Godinho Homem, 3.º administrador do Morgadio do Outeiro,  nasceu cerca de 1575, em Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira. Casou a primeira vez com Maria do Couto, filha de Agostinho Fernandes e de Ana Antónia do Couto, e viria a morrer a 7 de maio de 1615, em Cesar, Oliveira de Azeméis. Casou pela segunda vez a 14 de setembro de 1615, em Castelões, Vale de Cambra, com Isabel de Almeida Cabral, filha de Diogo de Almeida Cabral, tio de Maria da Silveira e Vasconcelos, mulher de António do Rego Correia, Familiar do Santo Ofício, e de Guiomar de Almeida; morreu a 17 de novembro de 1628, em Cesar, Oliveira de Azeméis. 

Filhos de Manuel de Pinho Godinho Homem e de Maria do Couto:

1(VI)  Paula de Pinho, nasceu a 10 de junho de 1603, em Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira.

2(VI)  Eva, nasceu a 21 de novembro de 1604, em Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira.

Filhos de Manuel de Pinho Godinho Homem e de Isabel de Almeida Cabral:

3(VI)  Manuel de Pinho Homem de Almeida Cabral, que segue.

4(VI) Joana de Almeida Cabral, nasceu a 24 de junho de 1617, em Cesar, Oliveira de Azeméis,  e morreu a 29 de julho de 1671, na Casa do Outeiro, Cesar, Oliveira de Azeméis.

5(VI)  Maria de Almeida Cabral, nasceu a 8 de julho de 1618, em Cesar, Oliveira de Azeméis, e morreu a 8 de abril de 1669, em Arrifana, Santa Maria da Feira.

6(VI) Padre Diogo de Almeida Cabral, nasceu a 2 de junho de 1620, em Cesar, Oliveira de Azeméis, e morreu a 6 de junho de 1673, em Cesar, Oliveira de Azeméis.

7(VI) Padre Francisco de Almeida Cabral, nasceu a 5 de agosto de 1621, na Casa do Outeiro, Cesar, Oliveira de Azeméis, Portugal e morreu a 24 de setembro de 1699.

8(VI) Sebastiana de Almeida Cabral, nasceu a 13 de abril de 1628, na Casa do Outeiro, Cesar, Oliveira de Azeméis.

VI – Manuel de Pinho Homem de Almeida Cabral, 4.º administrador do Morgadio do Outeiro, nasceu em 1616 e morreu a 31 de agosto de 1669, em Cesar, Oliveira de Azeméis. Casou a 28 de novembro de 1652 em Oliveira de Azeméis, com Maria de Pinho de Resende, filha de Francisco Dias de Pinho, sendo seu antepassado Valentim Pires Valente, de Avanca,  e de Maria de Resende, nasceu a 26 de agosto de 1630, no lugar da Rua, Oliveira de Azeméis, e morreu a 15 de agosto de 1669, no lugar do Outeiro, Cesar, Oliveira de Azeméis.

Filhos de Manuel de Pinho Homem de Almeida Cabral e de Maria de Pinho de Resende:

1(VII) Manuel de Pinho de Almeida Cabral, nasceu a 23 de setembro de 1654, em Oliveira de Azeméis e morreu a 12 de julho de 1731, em Outeiro, Cesar, Oliveira de Azeméis.

2(VII) Marcelino de Almeida Cabral,  que segue

VII  Marcelino de Almeida Cabral, nasceu a 11 de abril de 1662, em Cesar, Oliveira de Azeméis, e morreu a 28 de maio de 1725, tendo sido sepultado  na Capela da Quinta, Santa Luzia, Cesar, Portugal. Morreu solteiro, mas, pelo que sabemos, teve dois romances. 

Do relacionamento amoroso com Joana Gomes, teve:

1(VIII) Francisco Gomes de Almeida Cabral.

E de um segundo relacionamento amoroso com Maria Pinta, teve: 

2(VIII) Mariana Gomes de Pinho, que segue.

VIII  Mariana Gomes de Pinho,  nasceu a 25 de julho de 1699, em Cesar, Oliveira de Azeméis, e morreu a 4 de fevereiro de 1782, em Cucujães, Oliveira de Azeméis. Casou a 30 de maio de 1718, em Cucujães, Oliveira de Azeméis, com Manuel de Almeida, filho de Domingos Gomes de Pinho e de Maria da Assunção,, naturais de Vila Nova, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

Filhos de Mariana Gomes de Pinho e de Manuel de Almeida:

1(IX) Teodósio de Almeida, nasceu a 20 de agosto de 1719, no lugar de Vila Nova, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

2(IX) Manuel de Almeida, nasceu a 17 de outubro de 1721, no lugar de Vila Nova, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

3(IX) Maria Gomes de Almeida, nasceu a 25 de dezembro de 1723, no lugar de Vila Nova, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

4(IX) Teresa Gomes de Almeida, nasceu a 15 de janeiro de 1726, no lugar de Vila Nova, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

5(IX) Bento de Almeida, nasceu a 13 de junho de 1728, no lugar de Vila Nova, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

6(IX) Josefa Gomes de Almeida, que segue. 

7(IX) Joana Gomes de Almeida, nasceu a 11 de agosto de 1732, no lugar de Vila Nova, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

8(IX) Rosa Gomes de Almeida, nasceu a 6 de dezembro de 1734, no lugar de Vila Nova, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

9(IX) Rafael de Almeida, nasceu a 2 de agosto de 1737, no lugar de Vila Nova, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

10(IX) Ana Gomes de Almeida, nasceu a 26 de abril de 1740, no lugar de Vila Nova, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

IX  Josefa Gomes de Almeida, nasceu a 24 de março de 1730, no lugar do Fojo, Cucujães, Oliveira de Azeméis. Casou a 15 de novembro de 1752, em Cucujães, com José Fernandes, filho de Geraldo Fernandes e de Maria Antónia,  nascido a 9 de março de 1714, no lugar do Fojo, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

Filhos de Josefa Gomes de Almeida e de José Fernandes:

1(X) Maria Almeida, nasceu a 11 de janeiro de 1753, no lugar do Fojo, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

2(X) Maria Josefa de Almeida, que segue. 

3(X) Ana Gomes de Almeida, nasceu a 27 de setembro de 1757, no lugar do Fojo, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

4(X) Isabel Gomes de Almeida.

5(X) Antónia Gomes.

Maria Josefa de Almeida, nasceu a 30 de abril de 1756, no lugar do Fojo, Cucujães, Oliveira de Azeméis. Casou a 28 de maio de 1783, em Cucujães, Oliveira de Azeméis, com José Gomes,  filho de José Luís e de Josefa Gomes, nascido a 24 de setembro de 1757, no lugar do Fojo, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

Filhos de Maria Josefa de Almeida e de José Gomes:

1(XI) Ana Josefa de Almeida, nasceu a 10 de julho de 1789, no lugar do Fojo, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

2(XI) Manuel Luís, nasceu a 2 de abril de 1791, no lugar do Fojo, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

3(XI) Maria Josefa de Almeida, que segue. 

4(XI) Quitéria Gomes de Almeida.

XI Maria Josefa de Almeida, nasceu a 5 de dezembro de 1793, no lugar do Fojo, Cucujães, Oliveira de Azeméis. Casou a 30 de dezembro de 1815, em Cucujães, Oliveira de Azeméis, com Joaquim José Soares, filho de José Soares, e de Maria Gomes, nascido a 24 de novembro de 1795, no lugar de Venda Nova, Cucujães.

Filhos de Maria Josefa de Almeida e de Joaquim José Soares:

1(XII) Ana de Almeida, nasceu a 28 de dezembro de 1817, em Cucujães, Oliveira de Azeméis.

2(XII) João Soares, nasceu a 12 de dezembro de 1818, no lugar de Rio de Ossos, Cucujães, Oliveira de Azeméis

3(XII) Caetano Soares, nasceu a 26 de outubro de 1819, no lugar de Rio de Ossos, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

4(XII) Maria Soares, nasceu a 13 de março de 1822, no lugar de Rio de Ossos, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

5(XII) Manuel Soares, nasceu a 20 de fevereiro de 1825, no lugar de Rio de Ossos, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

6(XII) Manuel Soares, nasceu a 20 de fevereiro de 1827, no lugar de Rio de Ossos, Cucujães, Oliveira de Azeméis.

7(XII) Joana Maria, que segue.

XII  Joana Maria, nasceu a 19 de julho de 1829, no lugar de Rio de Ossos, Cucujães, Oliveira de Azeméis. Casou a 23 de maio de 1859, em São João da Madeira, com Manuel Soares, filho de José Soares e de Benedita Soares, nascido a 9 de julho de 1835, no lugar de Cartim, Castelões, Vale de Cambra, e morreu a 17 de janeiro de 1886 em Lugar do Tapado, São João da Madeira.

Filhos de Joana Maria e de Manuel Soares:

1(XIII) Domingos Soares, nasceu a 6 de outubro de 1859, no lugar da Igreja, São João da Madeira.

2(XIII) Silvino Soares, de quem estivemos a estudar.

3(XIII) Carolina da Silva, nasceu a 1 de fevereiro de 1865, São João da Madeira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.